Jangjorim

(Parte do Obentô #2)

Achei muito difícil definir o que é jangjorim (장조림 ) que é um banchan com carne, ovos, alho e pimenta não-picante muito gostoso, fácil de fazer e prático. Esse eu já conhecia de longa data e fiquei muito contente de poder aprender a fazer pelo site da Maangchi. No entanto, tive que fazer duas modificações importantes:

  1. Retirei a alga, que o tipo pedido não encontrei. É uma alga que em japonês se chama kombu ou dashima não é difícil encontrar por aqui, mas não é das coisas mais baratas, pelo menos eu não acho. Enfim, não coloquei, mas da próxima vez quero tentar com.

  2. Não encontrei a pimenta verde de que ela fala, que é uma pimenta não-picante. Então troquei pela pimenta cambuci que achei no Hortifruti que não era cara e o resultado foi muito bom.

O vídeo de Maangchi (http://www.maangchi.com/recipe/jangjorim) é muito bom e explicativo. O que vou colocar aqui é uma mistura de como eu fiz e de como ela explica:

  • 450g de carne bovina (maminha ou alcatra)

  • ¾ xícaras de molho de soja (prefira o com pouco sódio)

  • ½ xícara de dentes de alho inteiros descascados

  • 2 xícaras de pimentas cambuci

  • 1 colher de sopa de mel

  • 4 xícaras de água

  • 4 ovos*

*ela colocou 3, mas eu fiz logo 4 ^_^ Adoro ovos.


Corte a carne na forma de pequenos tijolos, assim:

carne

Coloque de molho na água fria para sair o sangue. Enquanto isso, ferva as 4 xícaras de água e corte as pimentas em quatro parte e lave-as em água. Lave também os ovos e reserve estes ingredientes. Retire os pedaços de carne da água e coloque-os na panela de água fervente. Ferva-os por cerca de 50 minutos ou até ficarem macios. Desligue o fogo e coloque filtros de café em uma peneira com uma vasilha ou panela em baixo a vim de pegar o caldo da carne e para que ele fique bem claro. Retire a água da carne através do filtro e reserve o caldo. Coloque os pedaços de carne em uma panela e adicione o molho de soja, os dentes de alho, as pimentas, o mel e 2 xícaras do caldo da carne que passamos pelo filtro. Misture e ponha os ovos inteiros por cima da mistura. Ferva por 7 minutos em fogo médio/alto.

Abra a panela e role os ovos para que a gema fique no meio dele. Cozinhe por mais 10 minutos. Retire os ovos e bata levemente a casca na tábua de madeira ou até na pia a fim de fazer algumas rachaduras nela. Devolva os ovos para a panela e cubra-os com o caldo. Cozinhe mais 15 minutos e desligue o fogo. Descasque os ovos e eles vão ficar assim (esta foto é minha mesmo):

Os ovos do jangjorim que eu fiz

Os ovos do jangjorim que eu fiz

Deixe esfriar e coloque em algum refratário com tampa que feche bem e guarde na geladeira. Fica bom por mais de 10 dias. É ótimo para o bentô ou para comer com arroz. As pimentas e o alho da mistura também são deliciosos. Esta é a foto do jangjorim que Maangchi fez, ela colocou umas pimentas vermelhas para decorar e foi exatamente deste jeito que vi este prato na Coréia:

do site de Maangchi

do site de Maangchi

Abraços a todos!! ^_^

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: