Ingrediente: Gochujang

Da série “ingredientes que eu amo”:

Gochujang ou Kochujang (em coreano: 고추장) é um condimento coreano parecido com uma pasta feito de pimentas vermelhas, missô e arroz glutinoso. A primeira vez que experimentei gochujang foi em Nova Iorque com meus amigos coreanos. A princípio achei muito forte e apimentado, mas acabei me viciando sem perceber. Quando fui à Coréia percebi o quanto sentia falta dele, mas só fui comprar quase um ano depois em São Paulo onde custa cerca de R$9,90 o pote nos mercados da Liberdade. Aqui no Rio de Janeiro achei em uma lojinha na rua Paiçandu por R$16,90 (olha a diferença monstruosa, gente!!), mas ainda não verifiquei em outros lugares. Mas vale a pena! Rende bastante e é uma delícia. No entanto… cuidado!!! Gochujang não é para os fracos!! É apimentado de verdade! Portanto uma iguaria para nós amantes dos apimentados 😉

Esta é a marca que comprei:

Gochujang1

mas pode vir em um pote de vidro como este:

인산가 죽염고추장

Aí, você vai me perguntar… mas para que uso isso? Oras… para muita coisa! Hehehe =D Sério, o Gochujang é um tempero usado em alguns pratos tradicionais coreanos maravilhosos. Mas como não sou nada tradicional – apesar de adorar uma tradição de vez em quando, principalmente na cozinha – e sou fã, uso até no pão! Ele dilui fácil em sopas e caldos – deixando-os incrivelmente apimentados! – e fica ótimo para marinar carnes, frangos, peixes, frutos do mar e vegetais.

Em breve colocarei mais das minhas peripécias com este que é um dos meus condimentos preferidos!

Abraços apimentados!

2 Respostas

  1. Parabéns pelo blog, zebra!

    Publique muitas coisas gostosas por aqui!

    becs

    ;)~

Deixe um comentário

