Obentô, a marmita japonesa

Desde o começo deste ano comecei a levar obentôs para a faculdade. Obentô ou apenas Bentô (Obentô é uma forma mais polida de se falar. Se escreve 弁当 em kanji e べんとう em hiragana) é o nome da marmita japonesa – rudimentarmente falando. Se algum de vocês gosta de desenhos animados ou filmes japoneses com certeza já viu alguém carregando ou comendo um obentô.

Personagens comendo seus bentôs no anime de Cardcaptor Sakura.

Personagens comendo seus bentôs no anime de Cardcaptor Sakura.

Mas qual é a diferença entre um obentô e uma marmita? Bom… a diferença que vou colocar aqui é puramente minha opinião, na verdade. Muitas vezes, a comida o obentô é feita para ser gostosa tanto fria quanto quente e a estética de como se arruma a comida dentro das caixinhas é uma parte muito importante. Existem até concursos no Japão de quem faz o obentô mais bacana. Alguns bacanas são assim, por exemplo:

0710060031_220070627124725

Claro que não faço uns bacanas assim. Mas quando morei no Japão comprei uma caixinha para obentô bem prática e comecei a usá-la para carregar meu almoço. Mês passado, em São Paulo, comprei mais algumas embalagenzinhas para colocar frutas e conservas. Você não precisa de uma caixa certa para obentôs, mas é bem legal ter uma. Eu já vi algumas em lojas japonesas no Rio e tem várias na Liberdade em São Paulo. Mas também tem na internet como em http://www.jbox.com/BENTO/ , por exemplo. A minha não é tão fofa, mas é bem prática e cabe bastante coisa. Há várias lojas no Japão e em São Paulo que vendem estas refeições prontas e muitas delas me inspiraram.

Mas fui inspirada não apenas na minha vida no Japão, mas também pelo site http://justbento.com/ . A proposta é a de mostrar receitas saudáveis, de baixo custo e com poucas calorias para seu obentô. No entanto, como se trata de um site americano, nem todas as coisas consideradas baratas por lá são aqui também o que me levou a adaptar algumas receitas. Falarei mais sobre obentôs no futuro. Por enquanto, aproveitem os sites ^_^

obento

About these ads

2 Respostas

  1. [...] Obentô, a marmita japonesa [...]

  2. [...] um pouco do site JustBento em outro post. Há diversas informações sobre bentôs, como arrumá-los, receitas, dicas e muitas outras [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: